A Women’s physique tornou-se a categoria para aquelas atletas que querem, assim como os homens da categoria fisiculturismo sênior, levar o seu desenvolvimento muscular e definição ao máximo, e também desejam posar e serem julgadas conforme os 4 critérios utilizados no fisiculturismo sênior (simetria, proporção, volume e definição).
A BRAFF não considera ter extinto o bodybuilding feminino, pois para a BRAFF a musculatura feminina tem sua própria forma de se expressar e possui uma anatomia própria, que é destruída quando começa a ganhar caracteres, forma, volume e definição masculinos, e isso estava acontecendo de forma descontrolada.
Critérios Físicos
- Tronco e ombros semelhantes às bodyfitness, porém mais volumosos e definidos.
- Braços e costas mais desenvolvidos e definidos que as bodyfitness, porém sem tanto volume arredondado nos ventres musculares, como eram as atletas da categoria fisiculturismo feminino.
- A atleta deve ter boa proporção entre membros inferiores e superiores, e os quadriceps podem ser consideravelmente mais marcados e com cortes mais profundos que as bodyfitness, porém o quadriceps e os vastos podem ter um desenvolvimento um pouco maior, mas que o quadriceps e principalmente o vasto não se pronunciem muito para fora num ângulo que arredondem a silhueta da mesma forma também que as antigas fisiculturistas
Gestual e desenvoltura
A atleta é avaliada como se porta e caminha, e se consegue “encaixar” as poses de forma a manifestar a imagem ideal de proporção de físico que os árbitros estão procurando. Algumas atletas não conseguem expandir as costas ou expandir tórax de frente, também não criando a forma característica esperada da categoria.
Graça, simpatia e beleza facial.
Evidentemente na womens physique a beleza e harmonia facial, cabelos, etc também são avaliados, principalmente como critério de desempate quando os rounds físicos se encontram empatados. Sorrir e parecer alegre e natural também é fundamental.
CATEGORIAS |
Categoria Feminina Physique, que é destinada a mulheres que preferem desenvolver um corpo menos musculoso, ainda atlético e esteticamente agradável, ao contrário de hoje das culturistas atuais.
Em Women’s Physique, existem duas categorias, como segue:
1- Até e incluindo 163 cm
2- Mais de 163 centímetros
TRAJE: |
O traje para todas as rodadas é um biquíni de duas peças, que devem estar de acordo com os seguintes critérios:
1. Em grande estilo como no profissional.
2. Cor a critério do atleta.
3. Tecido de pano de material (não de plástico, borracha, ou material semelhante).
4. Não ornamentação, babados, rendas extremidades e / ou bordas.
5. Pelo menos, 2 cm de altura nos lados e cobrindo no mínimo a metade do glúteos máximos e toda a área frontal.
6. Sem calçado.
7. Sem joias ou outros acessórios, exceto por um anel de casamento.
Rodada Eliminatória |
Uma Rodada Eliminatória é realizada quando houver mais de 15 competidores em uma categoria e é realizado como se segue, sob a direção do árbitro central:
1. Todo o line-up é levado ao palco, em ordem numérica e em uma única linha.
2. O alinhamento é dividido em dois grupos de tamanhos iguais e está posicionado no palco de modo que um grupo é para a esquerda do palco, o outro grupo é para a direita do palco. A porção central da etapa é deixada em aberto para fins de comparação.
3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco concorrentes em um tempo, cada grupo é dirigido para a área central do palco para realizar o quarto de voltas.
Rodadas: |
Woman’s Physique consiste das seguintes três rodadas:
1. Prévia: Round 1 – quartos de volta e Poses Compulsórias.
2. Final: Round 2 – Poses Compulsórias e posedown
3. Finais: Round 3 – 30 segundos Posing Routine
1.1 – Apresentação da Rodada 1 (quartos de volta e Poses Compulsórias):
Sob a direção do árbitro central, Round 1 é realizada como se segue:
1. Todo o line-up é chamado ao palco, em fila única e em ordem numérica.
2. O alinhamento é dividido em dois grupos de tamanhos iguais e está posicionado no palco de modo que um grupo é para a esquerda do palco, o outro grupo é para a direita do palco. A porção central da etapa é deixada em aberto para fins de comparação.
3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco concorrentes em um tempo, cada grupo é dirigido para a área central do palco para realizar o quarto de volta.
Poses Compulsórias:
a. Vire à direita
b. Vire de costas
c. Vire à direita
d. Vire de frente
As quatro poses compulsórias são:
a. Bíceps de frente (mãos abertas)
b. Peito melhor lado (cotovelos estendidos)
c. Bíceps de costas (mãos abertas)
d. Tríceps melhor lado
Avaliando a Rodada 1 (quartos de volta e Poses Compulsórias): |
Rodada 1 é avaliada utilizando os seguintes critérios:
1. O juiz deve primeiro avaliar a aparência feminina atlética geral, o físico. Esta avaliação deve começar na cabeça e estender para baixo, tomando todo o físico em conta. A avaliação, começando com a impressão geral do físico, deve levar em consideração o cabelo e as características faciais, o físico atlético em geral e o desenvolvimento da musculatura, a apresentação de uma forma equilibrada, simetricamente desenvolvida, a condição da pele e o tom são considerados, e a capacidade do atleta se apresentar no palco com confiança.
2. Durante as comparações das Poses Compulsórias, o juiz deve primeiro olhar no grupo muscular que está sendo exibido. O juiz deve, então, olhar todo o físico, começando pela cabeça, e olhando para todas as partes do físico em uma sequencia descendente, começando com as impressões gerais,e à procura de um desenvolvimento simétrico equilibrado de todos os músculos do corpo e definição. A pesquisa deve tomar para baixo na cabeça, pescoço,
ombros, peito, todos os músculos do braço, à frente do tronco para peitorais, abdômen, cintura, coxas, pernas, panturrilhas e pés. O mesmo procedimento para trás, poses de costas, também terão no trapézio superior e inferior, redondo e infra, eretores da espinha, o glúteo, os bíceps femorais na parte de trás das coxas, panturrilhas e nos pés. A avaliação detalhada dos vários grupos musculares deve ser feita durante as comparações, momento em que o juiz tem de comparar a forma muscular, densidade, e definição e ainda tendo em conta geral do concorrente o desenvolvimento equilibrado e feminilidade.
3. O corpo deve ser avaliado quanto ao grau de tônus muscular geral, conseguido através de esforços atléticos. Os grupos musculares devem ter uma aparência redonda e firme, com uma pequena quantidade de gordura corporal.
4. A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável.
5. A avaliação do juiz do físico do atleta deve incluir o apresentação inteira do atleta, a partir do momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco. Em todos os tempos o concorrente deve ser visto com ênfase em uma “aparência saudável, apto, físico atlético de aparência muscular, em harmonia apresentados no conjunto”. A pontuação para Round 1 são utilizados apenas para colocar os concorrentes de 1o-15º e determinar os 6 melhores finalistas que, então, avançarão para as finais na 2 ª rodada e Round 3. Os 6 melhores finalistas começam as finais com zero pontos.
Posição frente : Postura ereta , cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares unidos , pés inclinados para fora em um ângulo de 30º, joelhos unidos e semi-flexionados , barriga, peito para fora , ombros para trás, ambos os braços mantidos no lado ao longo a linha central do corpo, cotovelos levemente flexionados, polegares e dedos , palmas das mãos voltadas para o corpo e segure cerca de 10 cm para fora do corpo , mãos levemente em concha .
Quarto de volta para a direita ( lado esquerdo para os juízes ) : Erguer postura , cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares unidos , pés inclinados para fora em um ângulo de 30º, joelhos juntos , barriga, peito para fora , ombros para trás , braço esquerdo mantido ligeiramente para trás da linha central do corpo com uma leve flexão do cotovelo , polegar e os dedos juntos, palma virada para a direção do corpo, mão levemente curvada , braço direito mantido ligeiramente frente da linha central do o corpo com uma leve flexão do cotovelo , polegar e os dedos juntos, palma virada para o corpo, mão levemente curvada . O posicionamento dos braços irá fazer com que a parte superior do corpo para torcer ligeiramente para a esquerda , com o ombro esquerdo reduzido e o ombro direito levantado . Isso é normal e não deve ser exagerada .
Quarto Turn Back : Postura ereta , cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares unidos , pés inclinados para fora em um ângulo de 30º, joelhos juntos e unbent , barriga, peito para fora , ombros para trás, os músculos das costas ligeiramente contraído para mostrar a forma da parte superior do corpo , os dois braços mantido na parte lateral ao longo da linha central do corpo , cotovelos dobrados ligeiramente , e os dedos polegares juntos , palmas voltada para o corpo e manter cerca de 10 cm para fora do corpo , mãos levemente curvada . As competidoras que não adotarem a postura apropriada receberá uma advertência após a qual pontos serão retirados de sua pontuação
OBSERVAÇÕES:
- As categorias que não tiverem pelo menos 3 atletas serão UNIFICADAS;
- Caso a comissão de arbitragem julgue que algum atleta não corresponde a um padrão mínimo suficiente para competir, este não participará da premiação, independentemente de quantos atletas estiverem competindo;
- O número deverá ser colocado no lado esquerdo.