Wellness
A categoria Wellness tem como principais características corpos mais harmônicas, longilíneos, sem exagero de marcações musculares, e que preserve a beleza feminina.
Pontos Avaliados:
-
FÍSICO
A atleta Wellness caracteriza-se por apresentar maior volume muscular nas pernas e glúteos e não apresentam a mesma proporção de volume muscular nos membros superiores. Esse volume de maior proporção nos membros inferiores deve ter bastante firmeza e consistência, e que não apresente flacidez, celulite, retenção, ou aspecto de hipertrofia muscular não condizente a silhueta natural feminina. Dessa forma, os glúteos tendem a mais ser volumosos e desenvolvidos do que as atletas de outras categorias, porém, devem ser firmes, de forma a não balançar e demonstrar flacidez na hora da caminhada no palco.
Em relação aos membros superiores, os braços e ombros devem ser atléticos, o que significa que devem ser levemente definidos e pronunciados, mas sem apresentar definição extrema, marcação nos ombros e vascularização excedente nos braços e antebraços. Devem possuir baixo percentual de gordura geral, porém sem marcação por demais exagerada no abdômen e quadríceps, de forma a se assemelhar as atletas Bodyfitness.
-
BELEZA E SIMPATIA
A beleza deverá ser priorizada. As atletas deverão apresentar físico saudável com impressão clara que pratica musculação, presença de palco e simpatia.
Aspectos de depletação extrema e pele irregular (espinhas, manchas ou foliculite) prejudicarão a avaliação da atleta. Pintura malfeita, ou seja, tinta escorrendo pelo corpo, não uniforme (manchada), entre outras coisas que descaracterize o bronzeado natural, também prejudicará a avaliação da atleta.
-
GESTUAL E CAMINHADA
Na caminhada os árbitros observam o gestual, a leveza, a desenvoltura e, principalmente, se os glúteos não balançam exageradamente. Avalia-se a classe, a elegância, e a desenvoltura em desfilar pelo palco e durante todo o tempo que ficam em julgamento.
VESTIMENTA
A vestimenta deverá de acordo com os seguintes critérios:
– O biquíni deve ser de duas peças, com a parte superior cobrindo o busto adequadamente e a inferior cobrindo toda a parte frontal pelo menos até 3cm abaixo da linha de cintura e atrás cobrindo no mínimo 1/4 dos glúteos.
– Sandália de salto alto com no máximo 1 centímetro na frente e no máximo 12 centímetros na parte de trás. As tiras não podem cobrir ou dar a volta na panturrilha. Saltos com plataforma são estritamente proibidos.
– O cabelo pode ser estilizado.
– É permitido o uso de joias, como brincos, pulseiras e anéis, desde que complementem o visual sem exageros.
– O Chefe Oficial da BRAFF, ou o delegado representante, terão o direito de determinar se a vestimenta de uma competidora se encontra no padrão aceitável, de bom gosto e decência.
PERMITIDOS
PROIBIDOS
ROTINA DE PALCO
– Desfile de entrada (livre) de 30 segundos.
– Depois fazem poses em grupo para comparação.
POSES:
1. De frente, com uma mão na cintura.
2. Lado esquerdo para os árbitros.
3. Costas para os árbitros, com leve inclinação do tronco e cabelos para frente evitando que eles cubram as costas.
4. Caminhada ao fundo do palco.
5. Lado direito para os árbitros, no fundo do palco.
6. De frente para os árbitros, no fundo do palco.
7. Retornar à linha central.
DIVISÃO DAS CATEGORIAS
1. Wellness Master: A partir de 35 anos*
2. Wellness Juvenil (quando houver): Até 23 anos*.
3. Wellness Sênior: Todas as idades, divididas por altura.
4. Wellness Combat (quando houver): Todas as idades e alturas
* NOTA: A idade considerada é com base no ano de nascimento e não a idade no dia da competição. Exemplo: Uma atleta de 23 anos vai competir em março, porém, faz 24 anos em agosto, neste caso ela não poderá competir na juvenil mesmo tendo 23 anos devido ao seu ano de nascimento. Na página de inscrição de cada campeonato haverá uma tabela indicando a partir de qual ano de nascimento a atleta poderá se inscrever na categoria correta.
Considerações Finais
Fisiculturismo é um esporte de comparação. Os árbitros escolhem os vencedores que melhor se encaixam no perfil da categoria e na ausência de uma atleta com as características ideais para a categoria, vencerá a atleta que mais se aproximar dos critérios exigidos.
Vídeo para referência:
https://www.youtube.com/watch?v=MirEtLQswMM&list=PL3PsSKZDJYA-mUvtmLQN5lbrp8f2woWET