A categoria Wellness foi criada em 2005 pelo presidente Gustavo Costa. O objetivo da categoria era aproximar as praticantes de musculação e ginástica da federação e o sucesso foi imediato.  Ao contrário que muitos pensam, essa categoria era muito difícil de ser julgada, onde as atletas, com características evidentes da mulher brasileira, apresentavam se a cada ano de forma mais competitiva com volume e definição muscular reduzidos no troco e mais evidentes nos membros inferiores.

Com o sucesso da categoria, foram necessários vários ajustes para que o pedido do presidente Gustavo Costa fosse atendido pela confederação. Passadas algumas temporadas, a categoria continuou a evoluir, subdivisões foram criadas pela altura (até 1,58m, até 1,63m, até 1,68, acima de 1,68 e máster até 35 anos). Em 2014 Gustavo Costa vence outra batalha, dessa vez mais difícil, que seria tornar a categoria internacional, para isso, a categoria teve que sofrer outras adaptações com intuito de atingir uma média/padrão que fosse possível atletas de outros países participarem nas competições em reais e justas condições.

   A categoria wellness tem como principais características corpos mais harmônicas, longilíneos com menos “marcações” musculares, biquínis, sandálias e acessórios foram revistos sem tirar a principal característica peculiar da categoria que é a beleza e naturalidade.

1) FÍSICO (ANTES DE TUDO É UMA ATLETA):

         A atleta Wellness caracteriza-se por apresentar maior volume muscular nas pernas e glúteos, e nao apresentar a mesma proporção de volume muscular nos membros superiores, porém esse volume de maior proporção nos membros inferiores deve ser de bastante firmeza e consistência, e que não apresente flacidez, celulite, retenção, ou aspecto de hipertrofia muscular não condizente a silhueta natural feminina.

         Dessa forma, os glúteos tendem a mais ser volumosos e desenvolvidos do que as atletas de outras categorias, porém, devem ser redondos, firmes, de forma a não balançar e demonstrar flacidez na hora da caminhada no palco. Em relação aos membros superiores, os braços e ombros devem ser atléticos, o que significa que devem ser levemente definidos e pronunciados, mas sem apresentar definição extrema, marcação nos ombros e vascularização excedente nos braços e antebraços. Devem possuir baixo percentual de gordura geral, porém sem marcação por demais exagerada no abdômen e quádriceps, de forma a lembrar as atletas bodyfitness ou womens physique.

      Uma vez com o abdômen consistente, firme e com baixo percentual de gordura, a atleta com cintura mais fina, porém sem tanta marcação terá sempre vantagem em relação a atleta com abdômen mais marcado e profundo, porém que possui cintura mais grossa.  Vencerá a atleta que tiver os glúteos mais firmes e redondos, com tanto a parte alta, media e baixa bem trabalhadas na forma mais feminina possível, criando a forma do meio círculo na silhueta da atleta quando perfilada de lado.  A mesma situação vale para membros inferiores, principalmente nas regiões próximas as juntas e inserções como por exemplo joelhos e tornozelos, de forma que a atleta firme, feminina e drenada sempre terá vantagem frente aquela atleta com mais volume, porém apresentando mais retenção ao redor dos joelhos e inchaço nos tornozelos

    Os grupos musculares devem ter uma forma natural e firme com baixo percentual de gordura corporal. O volume muscular deve ser moderado. A beleza deverá ser priorizada e em todos os momentos. As atletas deverão apresentar físico saudável com impressão clara que pratica musculação, presença de palco e simpatia. Atletas com aspecto de magreza perderão pontos.

2) BELEZA E SIMPATIA:

– Pele ressecada e com aspecto de desidratação acarreta perda de pontos para a atleta

– Falta de tinta ou manchas também acarretam perda de pontos para a atleta

3) GESTUAL E CAMINHADA:

Na grande maioria das vezes é na caminhada até o fundo do palco que são decidas as posições das 6 finalistas (uma vez que provavelmente já são as com melhor relação físico x beleza que ficam para a final)

– Na caminhada os árbitros observam o gestual, a leveza, a desenvoltura e principalmente se os glúteos não balançam

– Avaliam-se a classe, a elegância, e a desenvoltura em desfilar pelo palco e durante todo o tempo que ficam em julgamento

– Quando existem semelhanças e o nível está por demais alto e competitivo em todos os critérios expostos acima, serão o carisma e o brilho nos olhos que poderão indicar aos árbitros qual daquelas excelentes atletas é a merecedora da primeira colocação.2

VESTIMENTA BIQUÍNI, SANDÁLIAS E ACESSÓRIOS:

 A vestimenta para o Round Eliminatório e todos os outros Rounds (Biquíni de duas peças) estará de acordo com os seguintes critérios:

1-  O biquíni será de duas peças em grande estilo.

2 – A cor e ornamentos (bordados) do biquíni ficará a critério da atleta.

3 – O biquíni deverá ser de bom gosto.

4 – A parte inferior do biquíni deve cobrir no mínimo de 1/3 do glúteo máximo e toda a parte inferior da área frontal até 3 cm abaixo do umbigo. Cordas são estritamente proibidos.

5 – Os saltos-altos devem ter na frente a altura de 10 mm e atrás com altura de 120 mm durante os round. Saltos com plataforma serão estritamente proibidos.

6 – O cabelo pode ser estilizado.

7 –  Joias podem ser usadas desde que tenha um bom gosto.

8 – O Chefe Oficial da BRAFF, ou o delegado representante, terão o direito de determinar se a vestimenta de uma competidora se encontra no padrão aceitável, de bom gosto e decência.

NOTA 01 : As competidoras não podem mascar chicletes ou balas enquanto estiverem no palco.

NOTA 02 : Números no lado esquerdo.

Biquíni

A parte inferior do biquíni deve cobrir no mínimo de 1/3 do glúteo máximo e toda a parte inferior da área frontal até 3 cm abaixo do umbigo. Cordas são estritamente proibidos.

SANDÁLIAS

Os saltos-altos devem ter na frente a altura de 10 mm e de trás com altura de 120 mm durante os round. Saltos com plataforma serão estritamente proibidos.

Prévia: Apresentação do Round 1 (biquíni de duas peças)

Os procedimentos para o Round 1 (Biquíni de duas peças) serão os seguintes:

1. Todo o line-up é levado ao palco, em ordem numérica e em uma única linha.

2. A formação será dividida em dois grupos de tamanhos iguais e será posicionada no palco de modo que um grupo está à esquerda do palco e o outro grupo à direita do palco. A parte central do palco será deixada em aberto para efeitos de comparação.

3. Em ordem numérica, e em grupos de não mais de cinco competidoras de cada vez, cada grupo será direcionado ao centro do palco para realizar os quatro quartos de volta.

4. Este agrupamento inicial de competidoras, e a realização dos quartos de volta se destina a ajudar os árbitros a determinar quais competidoras participarão nas comparações que se seguem.

5. Árbitros podem agora enviar pedidos individuais de comparações para o Chefe de Árbitros da BRAFF ou o Diretor de Palco. Não menos do que três e não mais do que cinco competidoras serão comparadas ao mesmo tempo. O Chefe de Árbitros da BRAFF ou o Diretor de Palco terão a discrição para descartar ou alterar qualquer pedido individual de um árbitro para comparações.

6. Todas as comparações individuais serão realizadas no centro do palco e da ordem, da esquerda para a direita, conforme solicitado pelo árbitro.

7. O número total de comparações será decidido pelo Árbitro Chefe ou Diretor de Palco.

8. Todas as competidoras serão submetidas pelo menos a uma comparação.

9. Após a conclusão da última comparação, todas as competidoras irão retornar para uma única linha, por ordem numérica, antes de sairem do palco.

OBSERVAÇÕES:

  • As categorias que não tiverem pelo menos 3 atletas serão UNIFICADAS;
  • Caso a comissão de arbitragem julgue que algum atleta não corresponde a um padrão mínimo suficiente para competir, este não participará da premiação, independentemente de quantos atletas estiverem competindo;
  • O número deverá ser colocado no lado esquerdo;
  • Manchas de tinta no corpo acarretam perda de pontos para a atleta, pois tira a sua característica natural, ou seja, o uso de tinta não é obrigatório, diferentemente do que costumam falar. Como já dissemos acima, o tom de pele deve ser o mais natural possível.