Setembro / 2023

1 / 1

UMA RETROSPECTIVA DOS NOSSOS TRABALHOS ACADÊMICOS – Prt 2

Antes de tratar propriamente da matéria (restrita ao ano de 2023), ressalto que em dois momentos no nosso site tratamos a respeito de um tema muito interessante, porém pouco conhecido na sua plenitude, sendo que, por meio dos 2 papers que publicamos, acreditamos que nossas atletas foram muito bem direcionadas. Suponhamos até que conquistamos certa desmistificação do tema. Contudo, devido ao propósito de que o nosso público tenha acesso à linhagem científica é que divulgamos, na íntegra, uma das nossas publicações no paper de maio de 2023. Afinal, você sabia que é possível identificar o nível de suscetibilidade ao fenômeno hipnótico? Se você está lendo esse paper sem antes verificar os anteriores, valerá a pena avaliar as publicações antes desta. Aqueles que nos acompanham já sabem.

Prt do paper de maio 

Fonte: https://braffbr.com/um-tema-que-por-duas-x-foi-tratado-na-braff/ 

No paper de junho aborda o meu primeiro artigo na qualidade de pesquisador independente.

Abaixo, um prt do paper junho. 

Fonte: https://braffbr.com/o-inicio-de-uma-carreira-solitaria/ 

No paper de julho, destacamos um artigo que foi o meu 1º passo na busca de uma melhor compreensão do mecanismo de regulamentação da profissão do Prof. de Educação Física. Nesse caso, o primeiro foi o penúltimo da série.

Prt do paper

Fonte: https://braffbr.com/uma-publicacao-que-investigou-algumas-das-razoes-que-levaram-a-regulamentacao-da-profissao-de-treinador-no-pais/  

E o paper de agosto aborda um tema impactante, que observa o horizonte com entusiasmo, pois pelas conjunturas apresentadas insinuamos que será no Brasil onde ocorrerão os maiores avanços nesse esporte, pois aqui a profissão é regulamentada e possuímos o melhor (ao considerar o equilíbrio entre performance e responsabilidade) mecanismo de qualificação, especialização e fiscalização das práticas desportivas, seja com a qualidade de vida ou no alto rendimento.

Paper de agosto

Fonte: https://braffbr.com/entusiasmo-pelo-mecanismo-de-controle-do-sequito-desportivo-vigente-no-pais-que-fatalmente-propiciara-avancos-substanciais-no-fisiculturismo/ 

CONSIDERAÇÕES FINAIS                               

Um dos registros que marcaram época em minha carreira foi quando o Presidente Gustavo Costa me confiou a Diretoria Técnica-científica da BRAFF (Fonte: https://www.instagram.com/p/BysP6HslzhJ/). É perceptível que, na mensagem do veterano, um dos nossos propósitos seria compartilhar de publicações já conquistadas. Contudo, dos 34 papers honrando a BRAFF (anteriormente a essa sequência), apenas 8 de fato divulgaram essas publicações, de modo que agora tem sido alterado o cenário. 

Thiago Batista Campos de Sousa

Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F) – João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF) – Rio de Janeiro/RJ