Maio / 2021
1 / 1
UMA FERRARI NO INTERIOR DA PARAÍBA
FISICULTURISMO, UM ESPORTE CARO
Considerado um dos esportes mais caros que existem, o fisiculturismo não só exige poder aquisitivo, uma genética favorável e a intervenção de uma equipe multiprofissional, mas também uma forte disciplina da parte de seus adeptos. Disciplina essa que ultrapassa os extremos fisiológicos exigidos no ginásio (cerca de 1h a 1h30m) e estende-se a todo o cotidiano daquele desportista.
Por ser um esporte complexo, restrito a poucos privilegiados, a modalidade tende a ser predominante nos grandes centros, distante de determinadas regiões, principalmente o interior do Nordeste do país.
A DESCOBERTA DE UM GRANDE TALENTO
Mesmo nessas circunstâncias, em determinada época, numa cidade polo do interior paraibano, existia uma mulher que conquistou um físico extraordinário, mantendo um excelente condicionamento por praticamente os 365 dias do ano.
Devemos considerar que estamos tratando de uma atleta que contabilizou quase uma década de rigoroso treinamento e disciplinada dieta, o que inexoravelmente também refletiu na qualidade de vida e autoestima da desportista, pois obviamente não passava despercebida em qualquer local onde transitasse.
Contudo, convencer a desportista das suas condições favoráveis para o fisiculturismo não foi tarefa fácil. Um dos últimos a terem acesso à atleta foi o Prof. Cristiano José Lira Martins (CREF 003853-G/PB), na época responsável por um dos maiores empreendimentos desportivo do interior paraibano, que conheceu a desportista durante uma temporada em que ela estava usufruindo do estabelecimento.
Depoimento do Prof.: Ao perceber o claro potencial da atleta, dialoguei a respeito, mas acredito que minha influência foi apenas o estopim para que ela decidisse definitivamente expor seu físico, visto as tentativas de muitos outros amigos profissionais.
O Prof. CJLM assinando o termo de autorização para divulgação de imagem no site da BRAFF
Créditos: Foto Alarcon (sede na cidade de Patos/PB)
O SURGIMENTO DE UMA COMPETIDORA
Posteriormente, a atleta e mãe de dois filhos já adultos, aos 39 anos, se tornou a primeira fisiculturista na história desportiva daquela cidade, conquistando o título de Campeã Estadual na cat. Body Fitness pela FPCM-F e, surpreendentemente, o campeonato brasileiro, pela WBPF, naquele referido ano.
CONTRIBUIÇÕES NÃO SÓ PARA AS PRÁTICAS DESPORTIVAS
Vale frisar que, durante o torneio Estadual, a desportista se submeteu a uma análise antropométrica, somatotípica e dermatoglífica, sendo os dados posteriormente convertidos para linguagem científica e, com isso, foi publicada a primeira intervenção científica no mundo abordando uma análise dermatoglífica no fisiculturismo feminino (DE SOUSA, 2020a apud* DE SOUSA, 2020).
apud* nas normas da ABNT significa citação da citação.
Registros da intervenção
Fonte: Acervo do Pesquisador
Dentre as análises morfológicas, fora aplicado um cálculo adaptado que possibilita uma melhor compreensão do preenchimento muscular, o qual relembra uma antiga polêmica que envolve uma modalidade de combate. Apesar da Guarda De La Riva ter sido aplicada em arcaicas épocas em determinadas artes marciais, a técnica ganhou notoriedade ao ser aperfeiçoada e difundida pelo consagrado campeão de jiu-jitsu brasileiro, Ricardo De La Riva, obtendo a chancela do mesmo responsável pela sua conservação.
O mesmo ocorreu com a Relação TRANSV./LONG, pois obteve características próprias ao ser aplicada pela primeira vez no fisiculturismo, proporcionado ajuizar até os perímetros magros em relação aos ossos longitudinais segmentares. Assim sendo, o ocorrido em questão não apenas contribuiu para o avanço das práticas do fisiculturismo em uma cidade do interior paraibano, mas também acrescentou à literatura científica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesse paper evidenciamos que, apesar dos altos critérios vivenciados no fisiculturismo, há possibilidades da sua aplicação em regiões do sertão, basta a interferência de excelentes profissionais. O trabalho também destacou, não só o processo para a aquisição de formidáveis físicos, mas o olhar apurado e o poder de convencimento extremamente necessários na identificação de talentos, os quais foram fundamentais, como no caso em questão, para acionar a ignição da Ferrari, possibilitando que fosse retirada do galpão e apresentada ao público.
MENSAGEM DO DIRETOR TÉCNICO-CIENTÍFICO DA BRAFF
REFERÊNCIAS
DE SOUSA, T.B.C. Razão Transversal/Longitudinal: uma proposta para melhor compreensão dos perímetros segmentares. BRAFF, Rio de Janeiro, nov. 2020. Disponível em: < https://brasilfisiculturismo.com.br/razao-transversal-longitudinal/ >. Acesso em: 07 mai. 2021.
Thiago Batista Campos de Sousa
Faculdades Integradas de Patos (FIP)–Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F)–João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF)–Rio de Janeiro/RJ