UM RELEVANTE DOCUMENTÁRIO QUE FOI "PARCIALMENTE" ESTUDADO NO MEIO ACADÊMICO

Maio / 2024

1 / 1

É inegável que, para os estudiosos desse esporte, o “Mr Rio: A batalha dos 80” se encontra, semelhantemente ao Pumping Iron da década de 70, entre os documentários que marcaram época.                              

Por ter sido capaz de eternizar a história de importantes personagens, como também do mecanismo que impulsionou o culturismo carioca, o referido documentário chegou até a ser tratado na esfera acadêmica.

Abaixo, um prt do documentário 

Fonte: APESAR DE SER POSSÍVEL ASSISTIR AO MATERIAL NO YOUTUBE, NÃO DISPONIBILIZAREMOS A FONTE DEVIDO A PRIORIZARMOS A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO

O trabalho acadêmico foi uma resenha* publicada em 2021, num dos periódicos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IH/UFRJ.                              

*Para um cientista com visão apurada, é nítido que estamos abordando sutis intervenções que investigaram a modalidade. Obviamente, no futuro, trataremos do alto nível de publicações, mas, no momento, o nosso intuito é que de fato sejam expostos trabalhos acadêmicos pioneiros.

Apesar de discordar de alguns posicionamentos do autor, essa resenha fez parte da nossa lista devido às possibilidades de avaliar (na própria abordagem que ainda reflete o cotidiano), os porquês de alguns dos posicionamentos, sendo que, num futuro próximo, detalharemos essas infames causas. Enquanto isso não ocorre, disponibilizaremos, para os nossos leitores, o trabalho na íntegra, logo abaixo, nas referências 

REFERÊNCIA

 

RIBEIRO, C.H. Mister Rio: a batalha dos 80: um filme sobre o cotidiano do fisiculturismo carioca. Recorde, v. 14, n. 1, p. 1-5, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/44511>. Acesso em: 01 mai. 2024.

Thiago Batista Campos de Sousa

Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F) – João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF) – Rio de Janeiro/RJ