A BRAFF foi criada em 22 de Março de 2018 por Gustavo Costa, presidente da Federação de Culturismo do Estado do Rio de Janeiro, sendo esta fundada em 27 de Novembro de 1982 e presidida por ele desde 2005.
Após a separação entre a IFBB Profissional (Pro League) e a IFBB Amadora (Amateur), gerou-se uma grande “confusão” e disputa pelo poder no fisiculturismo mundial. No intuito de dar continuidade ao trabalho realizado no Rio de Janeiro, que sempre foi o grande espelho e modelo de gestão e organização de competições no Brasil, tivemos essa ideia, a fim de levar a todos os estados esse conceito de valorização do atleta em todos os sentidos: desde o incentivo a que haja premiações em dinheiro até competições de alto nível e, principalmente, à liberdade que o atleta merece e deve ter, escolhendo as competições que ele próprio julgar conveniente participar.
Temos a missão de criar e trazer novas categorias para o fisiculturismo moderno, difundindo e dando mais oportunidade cada vez a mais atletas e consequentemente gerando mais clientes aos profissionais de Ed. Física, Médicos, Nutricionistas, Ortomoleculares, empresas voltadas para suplementos alimentares, acessórios, roupas, comidas FIT, entre outros. Vale ressaltar também que, além da criação das categorias Wellness, Body Shape, Body Muscle e Fitness Model, a categoria Men’s Physique foi “implantada” aqui no Brasil, por Gustavo Costa, no Estreantes de 2011 e, logo após isso, a confederação pediu para que levássemos 6 atletas do Rio de Janeiro para fazerem uma apresentação no campeonato Brasileiro, a fim de que os estados a conhecessem e a pudessem lançar no ano seguinte, a partir do qual, houve sucesso total.
Somos a Federação que mais promove eventos e de alto nível no Brasil, com média de 12 competições por ano. Atualmente, a maioria dos atletas profissionais e bem-sucedidos no esporte já participaram das nossas competições, bem como a grande maioria, após grande visibilidade proporcionada pelas nossas competições. Também detém vários patrocinadores de diversos segmentos. Somos uma federação cuja filiação não é obrigatória e incentivamos os atletas a competirem nas diversas competições promovidas no Estado do Rio de Janeiro e fora dele, inclusive no exterior.
Entendemos que o “verdadeiro” atleta amador, além de querer enfrentar desafios e gostar disso (competindo com os melhores), mesmo tendo o melhor patrocínio do “mundo”, seu maior retorno é a conquista; por isso, nosso grande “lema” é valorizar o atleta amador, como se fosse um
profissional.
Diretoria
Gustavo Costa
Presidente
Jayme Pereira
Vice-presidente
Giovana Batista
Diretora administrativa
Prof. Thiago Campos
Diretor Técnico-Científico
Daniel Netto
Diretor de Marketing
Arbitragem
Carmen Corrêa
Luis Roberto
Gabriel Cerqueira
Gabriel Valeriano
Jonatans Ramos
Luiz Eduardo