Men’s Physique Clássico
Men’s Physique Clássico é uma categoria no fisiculturismo voltada para homens de boa aparência que querem ter um físico atlético e esteticamente agradável, mas sem exagerar na musculatura. Ela também remete ao físico dos atletas da categoria Men’s Physique como eles eram no início da década passada.
Nessa categoria os árbitros buscam atletas que tenham ombros largos e cintura estreita, abdômen definido com boa marcação nos oblíquos e serrátil, braços e peitoral numa proporção ligeiramente menor em relação aos ombros e dorsais. A avaliação dos quadríceps e posteriores de coxa não é feita, pois estão cobertos por uma bermuda folgada. Entretanto, as panturrilhas são avaliadas, geralmente consideradas para desempate quando todos os outros critérios estão muito próximos.
Pontos Avaliados
– Shape em “V”: Isso significa ter uma cintura fina com ombros e costas mais largas.
– Musculatura Moderada: Músculos definidos e com boa marcação, mas sem ser extremamente volumosos ou densos.
– Aparência Saudável
– Beleza: O atleta deve ter boa aparência, ter beleza facial em harmonia com a beleza do físico. Embora beleza seja algo subjetivo, o atleta de ser minimamente belo em relação ao senso comum.
– Apresentação: O atleta deve se apresentar de forma natural e com boa desenvoltura evitando gestos repetitivos e contato físico com seus adversários.
Pontos Negativos:
Volume muscular muito baixo ou exagerado
Excesso de desidratação ou aspectos de depletação extrema, que reduzam a aparência de pessoa saudável.
Pintura malfeita: tinta escorrendo pelo corpo, não uniforme (manchada), entre outras coisas que descaracterize o bronzeado natural, que é o que se deseja.
Pele irregular (espinhas, manchas, foliculite etc.).
Ginecomastia, varizes e abdômen dilatado
Vestimenta:
– Usam bermudas com estilo Surf Wear na altura do joelho e com uma leve folga e se apresentam descalços. As bermudas não podem trazer mensagens políticas ou publicidade. Bermuda justa e/ou curta prejudica a avaliação do atleta.
– Não podem usar relógios, joias ou adereços (exceto alianças).
Rotina de Palco
– Desfile de entrada (livre) de 30 segundos
– Depois fazem poses em grupo para comparação.
Poses
Os atletas fazem quartos de volta com uma das mãos na cintura
1. Frontal: Postura ereta, uma mão no quadril e a outra livre. Avaliam a harmonia, definição, volume muscular e confiança.
2. Lado Esquerdo: Corpo de perfil para os árbitros, sorriso, simetria e boa marcação dos oblíquos e serrátil são importantes.
3. Costas: Postura ereta, avaliando a expansão dos dorsais, definição das costas. Nessa pose o atleta pode ficar com uma mão na cintura ou com as mãos livres, sempre respeitando o espaço do seu concorrente para que não haja contato físico.
4. Lado Direito: Similar ao lado esquerdo, mostrando o lado oposto.
Divisão das Categorias
1. Mens’s Physique Clássico Master: A partir de 35 anos*
2. Mens’s Physique Clássico Juvenil (quando houver): Até 23 anos*.
3. Mens’s Physique Clássico Sênior: Todas as idades, divididas por altura.
4. Mens’s Physique Clássico Combat (quando houver): Todas as idades e alturas
* NOTA: A idade considerada é com base no ano de nascimento e não a idade no dia da competição. Exemplo: Um atleta de 23 anos vai competir em março, porém, faz 24 anos em agosto, neste caso ele não poderá competir na juvenil mesmo tendo 23 anos devido ao seu ano de nascimento. Na página de inscrição de cada campeonato haverá uma tabela indicando a partir de qual ano de nascimento a atleta poderá se inscrever na categoria correta.
Imagens para referência:
Considerações Finais
Fisiculturismo é um esporte de comparação. Os árbitros escolhem os vencedores que melhor se encaixam no perfil da categoria e na ausência de uma atleta com as características ideais para a categoria, vencerá a atleta que mais se aproximar dos critérios exigidos.