Fevereiro / 2021
1 / 1

EM TUDO NA VIDA, É PRECISO O PRIMEIRO PASSO

De acordo com sete bancos de dados (3 americanos, 2 da América Latina e Caribe, 1 russo e 1 alemão) há praticamente uma inexistência de publicações científicas com a categoria wellness do fisiculturismo. Vale frisar que a respectiva categoria é a única divisão de uma importante organização que não foi criada nos Estados Unidos, sendo uma inovação do Mestre Gustavo Costa. 

É também relevante destacar que atualmente os avanços tecnológicos alcançados na antropometria se diferenciam dos arcaicos recursos disponíveis nas épocas das tentativas frustradas de esquematizar arquétipos antropométricos ideais nesse esporte.

Confiante nos recursos contemporâneos, o Diretor Técnico-científico da Confederação BRAFF, o Prof. Thiago Campos, idealizou a pesquisa intitulada ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA, SOMATOTÍPICA E DERMATOGLÍFICA NA CATEGORIA WELLNESS

A pesquisa foi devidamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, CAAE: 24470719.9.0000.5181; Parecer nº 3.730.381, posteriormente submetido ao crivo do periódico Brazilian Journal of health Review (avaliada pela CAPES como Qualis B3); obtendo o parecer favorável para publicação em 22 de junho de 2020. 

Contudo, apesar da introdução no presente paper, a nossa intenção é influenciar a leitura do trabalho original, sendo este imediatamente disponibilizado a seguir.

MENSAGEM DO DIRETOR TÉCNICO-CIENTÍFICO DA BRAFF

REFERÊNCIA

DE SOUSA, T.B.C. Análise antropométrica, somatotípica e dermatoglífica na categoria wellness. Braz J Hea Rev, v. 3, n. 3, p. 6737-6754, 2020. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/12022/10049 >. Acesso em: 07 fev. 2021

Thiago Batista Campos de Sousa
Faculdades Integradas de Patos (FIP)–Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F)–João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF)–Rio de Janeiro/RJ