BODYBUILDING
Nessa categoria os atletas treinam para desenvolver todas as partes corporais e os músculos ao tamanho máximo com equilíbrio e harmonia, mantendo a proporcionalidade e simetria desejada. Neste aspecto, não devem existir “pontos fracos” ou músculos subdesenvolvidos. Além disso, os atletas devem seguir um ciclo de treinamento especial antes das competições para diminuir o percentual de gordura corporal ao nível mais baixo possível e remover a água subcutânea para apresentar boa qualidade muscular, ou seja, densidade, separação muscular e definição.
CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS:
– VOLUME MUSCULAR: é a quantidade de espaço ocupada pelos músculos e é reflexo da quantidade de massa muscular que um atleta possui. Portanto, o grau de hipertrofia muscular é avaliado, sendo o aspecto de maior relevância quando se considera o volume muscular de um atleta.
– DENSIDADE MUSCULAR: é a quantidade variável de músculo que ocupa o mesmo espaço. Quando o atleta possui uma musculatura densa, sua musculatura não está Flat (vazia), mas sim intumescido para fora de pele criando cortes profundos e projeções em aspecto “3D” na musculatura.
– DEFINIÇÃO MUSCULAR: termo relacionado à baixa porcentagem de gordura; Pouca água entre a pele e músculos;
– PROPORÇÃO MUSCULAR: A rigor, proporção significa uma relação harmônica entre o tronco, membros superiores e membros inferiores.
– SIMETRIA: tem a ver com as semelhanças entre os lados direito e esquerdo do corpo (ex: bíceps direito e esquerdo).
– HARMONIA: avalia a harmonia existente entre as posições ou medidas entre diferentes segmentos corporais. (ex: harmonia entre os braços e antebraços, ou deltoides e dorsais).
DESVANTAGENS E DEFEITOS NO FÍSICO:
– Anomalias: Ginecomastia, deformidade muscular (tais como as oriundas de lesões) e assimetria severa prejudicará a avaliação do atleta.
– Deformidades no Físico: Toda e qualquer deformidade que atrapalhe a harmonia do físico, seja por decorrência de aplicações produtos como Synthol e/ou Óleos ou qualquer outro motivo, prejudicará na avaliação do atleta.
– Tatuagens: As tatuagens não são proibidas. É de inteira responsabilidade se o desenho dificultar a visualização e análise do físico do atleta pelos árbitros.
– Estritamente proibido durante as comparações: Com exceção do anel de casamento, os competidores não poderão estar vestidos com tênis, óculos, relógios, braceletes, piercing, pingentes nenhum acessório de qualquer tipo de adereço (máscara, chapéu, etc),e mascar chicletes, nem balas no palco.
DIVISÕES
BODYBUILDING JUVENIL MASCULINO:
Até 23 anos completos no ano da competição*
BODYBUILDING SÊNIOR MASCULINO:
Dividido por peso. Sem restrição de idade
BODYBUILDING MASTER MASCULINO:
Master: a partir de 35 anos completados no ano da competição.*
A classe máster pode ser dividida ainda em até 3 subclasses por idade dependendo da competição:
-
Master I: de 35 a 49 anos completos no ano da competição *
-
Master II : a partir de 50 anos completos no ano da competição *
-
Master III: acima de 60 anos completos no ano da competição *
* NOTA: A idade considerada é com base no ano de nascimento e não a idade no dia da competição. Exemplo: Um atleta de 23 anos vai competir em março, porém, faz 24 anos em agosto, neste caso ele não poderá competir na juvenil mesmo tendo 23 anos devido ao seu ano de nascimento. Na página de inscrição de cada campeonato haverá uma tabela indicando a partir de qual ano de nascimento a atleta poderá se inscrever na categoria correta.
PINTURAS
A tinta oficial e recomendada é a Protan.
VESTIMENTA/SUNGA:
De qualquer cor, sem ou com brilho, metálicas;
Ter de 1 cm a 4 cm na lateral, cobrindo no mínimo metade dos glúteos máximos e toda a área frontal;
Limpa e decente;
Com exceção do anel de casamento, os competidores não poderão estar vestidos com tênis, óculos, relógios, braceletes, piercing, pingentes nenhum.
O uso de qualquer tipo de adereço (máscara, chapéu, etc) é estritamente proibido nas poses compulsórias.
O número de competição deverá ser fixado na parte frontal esquerda.
POSES COMPULSÓRIAS:
01 – Duplo Bíceps de Frente – [FRONT DOUBLE BICEP].
02 – Expansão de Dorsais de Frente – [FRONT LAT SPREAD].
03 – Peitoral e Bíceps – [SIDE CHEST].
04 – Duplo Bíceps de Costas – [BACK DOUBLE BICEPS].
05 – Expansão de Dorsais de Costas – [BACK LAT SPREAD].
06 – Tríceps Lateral – [SIDE TRICEPS].
07 – Abdominais e Coxas – [ABDOMINAL AND THIGH].
08 – Mais Musculoso – [MOST MUSCULAR].
1. Duplo bíceps de frente
2. Expansão de dorsal de frente
3. Bíceps e Peitoral melhor lado
4. Duplo bíceps de costas
5. Expansão de dorsal de costas
6. Tríceps lateral (melhor lado)
7. Abdominal e coxa
8. Mais musculoso
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fisiculturismo é um esporte de comparação. Os árbitros escolhem os vencedores que melhor se encaixam no perfil da categoria e na ausência de uma atleta com as características ideais para a categoria, vencerá a atleta que mais se aproximar dos critérios exigidos.