A categoria Bodyfitness foi implementada em 2002 para dar chance a um vasto grupo de mulheres que desejavam competir por possuir um físico bem torneado e atlético, mas que não desejavam realizar as apresentações do round coreográfico da categoria Fitness Coreográfico.

     Nessa categoria, os juízes devem avaliar a aparência atlética geral do físico, tendo em conta a figura, o tônus muscular desenvolvido simetricamente, forma feminina e uma baixa quantidade de gordura corporal, assim como o cabelo, a beleza facial e estilo individual de apresentação fazem toda a diferença, incluindo confiança pessoal, equilíbrio e graça.

      Esta categoria é amplamente aberta para todas as mulheres que gostam de treinar com pesos e levar um estilo de vida saudável.

Critérios Avaliados

1.1 – A categoria Body Fitness deriva da categoria Fitness Coreográfico, composta de 2 rounds, um poses e outro  físico. Uma árdua rotina física de ginástica olímpica misturada com coreografia, muito ritmo e vigor, de extrema dificuldade, tanto que tais atletas que em sua maioria eram ou tinham sido ginastas olímpicas.

1.2 – O físico é de uma mulher atleta, esculpida e condicionada por uma rotina consistente e bem planejada de treinamento, que a confere um aspecto de físico feminino e atlético ao mesmo tempo, mas sem extrapolar os contornos da silhueta de uma mulher normal, a não ser na região da caixa torácica, costas e ombros.

1.3 – A silhueta da atleta  deve obedecer a conhecida forma em Y, onde ombros e costas mais desenvolvidos, porém não extremamente definidos como as womens physique, com braços atléticos e com baixo percentual de gordura, porém não tão desenvolvidos e extremamente definidos como as womens physique.

 1.4 – As pernas tem baixo percentual de gordura, porém não ficam marcadas com a atleta semi relaxada, e quando caminhando ou em contração não afundam tanto os cortes.

1.5 – Tanto o vasto medial quando lateral não podem ser desenvolvidos a ponto de criar um ângulo curvado na silhueta dos membros inferiores. (Lembrar do y)

2) Gestual / Poses:

2.1 – A atleta é avaliada como se porta e caminha, e se consegue “encaixar” as poses de forma a manifestar a imagem ideal de proporção de físico que os árbitros estão procurando.

2.2 – Algumas atletas não conseguem expandir as costas ou expandir tórax de frente, também não criando a forma característica esperada do y.

3) Graça, Simpatia e Beleza Facial:

3.1 – Evidentemente na Bodyfitness a beleza e harmonia facial, cabelos, etc também são avaliados, principalmente como critério de desempate quando os rounds físicos se encontram empatados.

3.2 – Sorrir e parecer alegre e natural também é fundamental

Divisão da categoria:

1-     Sênior:

Body FitnessAté 35 anosAté 1,58m
Body FitnessAté 35 anosAté 1,63m
Body FitnessAté 35 anosAté 1,68m
Body FitnessAté 35 anosAcima de 1,68m

3     – Máster:

Body FitnessDe 35 a 44 anosCategoria aberta única
Body FitnessAcima de 45 anosCategoria aberta única

Vestimenta / Sandálias

– Bikini de 2 peças – cor e estilo a escolha da atleta;

– Deve cobrir metade dos glúteos e toda a parte da frente;

– Tanga fio dental não é permitido (nenhum round);

– Sandálias com 10 mm (frente) e 120 mm (atrás) no salto – salto anabela não é permitido;

– O uso de glíter ou similares são proibidos;

–  O cabelo pode ser estilizado.

–  Jóias são permitidas;

– O Chefe Oficial da BRAFF, ou delegado representante, terá o direito de determinar se a vestimenta de uma competidora se encontra nos padrões aceitáveis de gosto e decência.

Procedimentos:

– Procedimentos da Rodada Eliminatória:  Uma rodada eliminatória será realizada quando houver mais de 15 competidoras em uma categoria.

A rodada eliminatória será realizada da seguinte maneira:

1- As atletas entram individualmente, desfilando e chegando ao centro do palco, ficam totalmente de frente, depois de costas , realiza o agradecimento e se dirige ao fundo do palco.

2 – O Chefe de Árbitros da BRAFF conduzirá as competidoras através dos quartos de volta, que são:

a – Quarto de Volta para Direita

b – Quarto de Volta de Costas

c – Quarto de Volta para Direita

d – Quarto-de-Volta de Frente

3 – Ao final dos quartos-de-volta, toda a categoria deverá refazer uma fileira única, em ordem numérica crescente, da esquerda para a direita na visão dos árbitros, antes de sair do palco.

Note: As competidoras não podem mascar chiclete ou doce enquanto estiverem no palco. Não pode beber ou comer no palco e nem sair sem autorização!

DESCRIÇÃO DOS QUARTOS-DE-VOLTA

Quarto-de-Volta para Esquerda

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés inclinados 30º para fora, joelhos unidos e semi-flexionado, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, braço esquerdo relaxado suspenso ao lado do corpo e levemente para trás da linha central do corpo e cotovelo semi-flexionado, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada, braço direito suspenso ao lado do corpo e levemente para frente da linha central do corpo com uma leve semi-flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada. O posicionamento dos braços causará uma rotação da parte superior do corpo para a esquerda, com o ombro esquerdo caído e o ombro direito erguido. Isto é normal e não deve ser exagerado. Esta posição é uma postura relaxada. Contrair os músculos é proibido. As competidoras que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e, em seguida, pontos serão retirados da pontuação.

Quarto-de-volta de Costas

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés inclinados 30º para fora, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, ambos os braços relaxados suspensos ao lado do corpo alinhado a linha central do corpo, cotovelos semi-flexionados, polegar e dedos unidos, palmas das mãos voltadas para o corpo e distante aproximadamente 10 cm do corpo, mãos levemente curvadas. Esta é uma posição relaxada. Contrair os músculos é proibido. As competidoras que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e, em seguida, pontos serão retirados da pontuação.

Quarto-de-volta para Direita

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés inclinados 30º para fora, joelhos unidos e semi-flexionado, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, braço direito relaxado suspenso ao lado do corpo e levemente para trás da linha central do corpo e cotovelo semi-flexionado, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada, braço esquerdo suspenso ao lado do corpo e levemente para frente da linha central do corpo com uma leve semi-flexão do cotovelo, polegar e dedos unidos, palma da mão voltada para o corpo, mão levemente curvada. O posicionamento dos braços causará uma rotação da parte superior do corpo para a direita, com o ombro direito caído e o ombro esquerdo erguido. Isto é normal e não deve ser exagerado. Esta posição é uma postura relaxada. Contrair os músculos é proibido. As competidoras que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e, em seguida, pontos serão retirados da pontuação.

Quarto-de-volta de Frente

Postura ereta relaxada, cabeça e olhos voltados para frente, calcanhares unidos, pés inclinados 30º para fora, joelhos unidos e semi-flexionados, barriga “para dentro”, peito “para fora”, ombros para trás, ambos os braços relaxados suspensos ao lado do corpo alinhado a linha central do corpo, cotovelos semi-flexionados, polegar e dedos unidos, palmas das mãos voltadas para o corpo e distante aproximadamente 10 cm do corpo, mãos levemente curvadas. Esta é uma posição relaxada. Contrair os músculos é proibido. As competidoras que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e, em seguida, pontos serão retirados da pontuação.

O que os árbitros Procuram:

1-    Pacote Geral”  (impressão geral);

2-    Hipertrofia e definição moderada (+ Bikini Fitness)

3-    Aparência saudável;

4-    Baixa porcentagem de gordura;

5-    Proporção corporal;

6-    Simetria e equilíbrio no físico;

7-    Presença de palco (charme e confiança);

8-    Beleza;

Pré-Julgamento: Avaliação da Rodada

 1 – O árbitro deverá avaliar primeiro a aparência atlética geral. Esta avaliação deve levar em consideração todo o físico. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, devendo-se considerar o cabelo e a beleza facial; o desenvolvimento atlético geral da musculatura; a apresentação de um físico equilibrado simetricamente; a condição e o tom da pele; a habilidade atlética para se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.

2 – O físico deve ser avaliado e seu nível de tônus muscular geral, obtido através de treinamentos. Os grupos musculares devem ter uma aparência redonda e firme com uma pequena quantidade de gordura corporal. O físico não deve ser excessivamente musculoso e nem excessivamente magro e não deve possuir profundas separações musculares e/ou estrias. Os físicos considerados muito musculosos ou muito magros serão desclassificados.

3 – A avaliação deve levar em consideração a rigidez e  tom da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável, e sem celulite. O rosto, o cabelo e a maquiagem devem ser complemento do “Pacote Total” apresentado pela atleta.

4 – A avaliação dos físicos das atletas pelos árbitros devem incluir toda a apresentação da atleta, do momento que ela sobe no palco até o momento em que ela sai do palco. A todo o momento, a competidora fitness deve ser vista com ênfase em um físico “saudável, condicionado, atlético”, num “Pacote Total” apresentado de forma atrativa.

 5 – Os árbitros são lembrados que este não é um campeonato de culturismo. As competidoras devem ter forma para os seus músculos, mas não, tamanho, definição e vascularização como é visto nas competições de culturismo. Qualquer competidora que exibir estas características será desclassificada.

OBSERVAÇÕES:

  • As categorias que não tiverem pelo menos 3 atletas serão UNIFICADAS;
  • Caso a comissão de arbitragem julgue que algum atleta não corresponde a um padrão mínimo suficiente para competir, este não participará da premiação, independentemente de quantos atletas estiverem competindo;
  • O número deverá ser colocado no lado esquerdo.