QUANDO TIVE A OPORTUNIDADE DE AVALIAR UM DOS MAIS COMPETITIVOS DESPORTISTAS DO MUNDO

Janeiro / 2024

1 / 1

RETOMANDO A DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

Atualmente, o Brasil possui o mais surpreendente sistema de ensino voltado para o fisiculturismo no mundo, que também envolve toda uma conjuntura favorável, alcançando, das rigorosas e necessárias cobranças da parte dos conselhos de classe de todas as áreas técnicas, ao mecanismo de monitoramento das condições de saúde (o SUS). Vale reiterar que é brasileiro o único sistema de pós-graduações para o fisiculturismo, tendo no corpo docente os melhores cientistas do país. Contudo, o empirismo ainda predomina nesse esporte, e infelizmente há muita resistência.

Em decorrência dessa resistência, é nítido que há um número irrisório de sutis trabalhos que apenas preencheram parcialmente determinadas lacunas no fisiculturismo, havendo praticamente a ausência de intervenções científicas, ao ponto que, no sistema de pós-graduações, muito se norteia pelas conclusões de pesquisas realizadas com a população comum, subentendendo-se que no alto rendimento seja potencializado. Diante desse quadro, conforme já abordado noutras épocas, tendo a esperança de que de fato ocorra a aproximação/parceria com o robusto mecanismo acadêmico, é que mais uma vez retomemos a sequência de divulgações das pesquisas científicas que já foram produzidas na modalidade, sendo que não me limitarei apenas aos trabalhos em que estive a frente, também destacarei contribuições de terceiros.

O NOSSO TRABALHO

Nesse 1o paper da sequência, destacarei um trabalho em decorrência da oportunidade de avaliar um dos mais competitivos atletas que já existiram nesse esporte. Para aqueles que analisarão a obra, já adianto a disciplina do veterano desportista, sendo que, apesar de se encontrar fora de temporada, os recursos indicaram que as condições apresentadas não destoaram muito das previstas em palco. Contudo, devido a priorizarmos a leitura do trabalho na íntegra, não anteciparemos além do que já foi exposto, mas o disponibilizaremos logo a seguir.

REFERÊNCIA

DE SOUSA, T.B.C. Análise antropométrica, somatotípica e dermatoglífica em um campeão dominante do fisiculturismo. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e503111537727-e503111537727, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37727>. Acesso em: 01 jan. 2024.

Thiago Batista Campos de Sousa

Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F) – João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF) – Rio de Janeiro/RJ