Abril / 2023

1 / 1

UMA RETROSPECTIVA DOS NOSSOS TRABALHOS ACADÊMICOS DIVULGADOS NA BRAFF

 

Na qualidade de Diretor Técnico-Científico da BRAFF, em relação ao site, meu principal objetivo não se resume em apenas produzir bons papers para o enriquecimento teórico das nossas atletas, de modo que busco estimular a leitura acadêmica. É por isso que em alguns períodos publiquei anúncios das nossas publicações científicas, transferindo nossas atletas para os bancos de dados da ciência.          

A nossa primeira divulgação ocorreu no paper de fevereiro de 2021, no qual apresentei o que tem sido entendido como a primeira investigação dermatoglifia na categoria wellness do fisiculturismo, bem como a utilização da proposta do fracionamento da composição corporal em cinco componentes (o gold standard da avaliação da composição corporal via antropometria).                 

Pelo título “EM TUDO NA VIDA, É PRECISO O PRIMEIRO PASSO” subentende-se que inúmeros empecilhos ocorreram para a realização do trabalho, dentre os quais podemos citar o fato de ser pesquisador independente, com limitados recursos, tanto operacionais quanto financeiros, tendo a dificuldade potencializada devido ao complexo recurso escolhido para extrair as informações morfológicas, o que impediu um n amostral suficiente. Contudo, pelos próprios resultados obtidos, fomos o pioneiro no mundo a levantar hipóteses nesse segmento, e estamos confiantes em que posteriores intervenções, tendo um mais robusto aparato, venham corroborar ou refutar esses iniciais achados.                                

Abaixo, um prt da matéria             

                

Fonte: https://braffbr.com/em-tudo-na-vida-e-preciso-o-primeiro-passo/                         

A segunda matéria foi produzida na sequência, e divulgou um trabalho publicado num periódico B3 pela CAPES. Contudo, gostaria de tornar públicos os bastidores desse trabalho. No ano de 2016, o renomado coordenador (com Mestrado e Doutorado na UFRJ, a segunda maior universidade do Brasil) do curso de bacharelado em Enfermagem na Instituição em que me graduei comunicou que um graduando solicitou sua orientação num TCC em que pretendia tratar do uso de anabolizantes no esporte, entretanto, como era ciente de que eu tinha envolvimento com o desporto competitivo, pediu a minha contribuição no projeto. Naquele momento eu tive um choque, pois minhas atividades sempre foram voltadas para o fisiculturismo e sou consciente do que essa modalidade desportiva já penou por conta do tema. Porém, eu me encontrava diante de um dos docentes de maior prestígio daquela instituição, e não podia negar o convite, sendo que no mesmo instante DEUS me iluminou e eu impus apenas uma condição. Quando ele perguntou “qual?”, impus apenas que eu tivesse total autonomia acadêmica nos trabalhos que lideraria e que fosse preservada tanto a imagem do fisiculturismo quanto a dos seus desportistas consagrados, pois eu não iria permitir liderar uma pesquisa em que se comprometeria uma modalidade tão injustiçada, de que inclusive faço parte, sendo que para minha surpresa ele concordou e, para a Glória de DEUS, foram publicados 4 trabalhos acadêmicos. Eu liderei um resumo expandido, um resumo de anais e o artigo divulgado no grande site da BRAFF (novembro de 2020).                   

Abaixo um prt da matéria     

    

Fonte: https://braffbr.com/as-consequencias-de-determinadas-declaracoes/                                            

A 3ª matéria trata de um outro artigo com a categoria wellness e que, apesar das mesmas conjunturas enfrentadas, corroborou os achados iniciais                               

Um prt do paper           

                           

Fonte: https://braffbr.com/nossa-contribuicao-para-as-investigacoes-antropometricas-na-categoria-wellness/

A 4ª e última matéria com essas características tratou de um trabalho que deveria ser o primeiro, mas foi um dos últimos em meu repertório de atividades acadêmicas, pois o meu primeiro trabalho na condição de pesquisador independente, o qual tinha a pretensão de avaliar uma desportista da categoria bikini, por conta de determinados empecilhos, não foi possível, e, diante das circunstâncias, avaliei um desportista da cat men’s physique.                              

Um prt do paper   

                   

Fonte: https://braffbr.com/a-primeira-investigacao-dermatoglifica-no-mundo-com-a-categoria-bikini-do-fisiculturismo/                   

MENSAGEM FINAL 

Até a presente data foram cerca de 29 matérias no site carioca da Confederação BRAFF, sendo apenas 4 papers destinados à divulgação dos nossos achados científicos. Devido a essa circunstância retornaremos à sequência de publicações que divulga os nossos achados em periódicos acadêmicos. 

Thiago Batista Campos de Sousa

Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F) – João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF) – Rio de Janeiro/RJ