Abril / 2021
1 / 1
ÀS VEZES PRECISAMOS DE AJUDA
É fato que as práticas do fisiculturismo no Brasil têm conquistado destaque no mundo. Não apenas pelo surpreendente avanço do industriário desportivo, mas por possuir características próprias que, inexoravelmente, contribuíram para o avanço do culturismo mundial.
Porém, para o alcance dessa magnitude, foi necessária a contribuição de inúmeros entusiastas, desde a realização (em Fortaleza/CE) do primeiro campeonato com mulheres cadeirantes no mundo do fisiculturismo, até os avanços globais oriundos da criação da categoria wellness no Rio de Janeiro.
A presente matéria sintetiza a história de um dos maiores clubes desportivos do país.
O CLUBE PÓDIUM DE MUSCULAÇÃO
Localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, o Clube Pódio de Musculação bastante contribuiu para o avanço desportivo alcançado hoje.
Com cerca de 37 anos de história regido pelo veterano Pascoa, o clube foi o responsável por inovar, em muitos contextos, o fisiculturismo como um todo, sendo também o local onde se reuniram os maiores campeões do Estado do Ceará.
Uma das marcantes características do clube está no design das máquinas e acessórios, sendo projetados pelo seu próprio mentor, tendo auxílio de uma equipe multiprofissional, incluindo a intervenção do torneiro mecânico nas etapas finais da confecção.
UM CLUBE NO NORDESTE QUE REÚNE ATLETAS DE ALTO NÍVEL
Quando alegamos que o respectivo estabelecimento reuniu os maiores desportistas do Estado do Ceará, devemos também considerar que outros consagrados campeões vieram de seus países para usufruir da experiência de uma temporada naquele estabelecimento. Um dos exemplos extraímos do caso envolvendo o culturista profissional Egípcio, Nasser El Sombaty, que por quase 17 dias usufruiu de toda a estrutura.
Registros do Treinador Pascoa e Nasser El Sombaty
Fonte: Extraída da Internet.
O DESAFIO DE AVALIAR NASSER
Nasser foi considerado um dos maiores culturistas profissionais que já existiram no mundo e permitiu, diante das circunstâncias, que suas dimensões fossem mensuradas.
Servindo-se da ocasião, destacamos que na matéria de outubro / 2020 (https://brasilfisiculturismo.com.br/um-brinde-a-todos-aqueles-que-verdadeiramente-amam-o-esporte/) foi disponibilizado gratuitamente no site da BRAFF, um software de avaliações antropométricas.
Porém, no caso do culturista egípcio, a intervenção antropométrica se converteu em desafio. Conforme depoimentos do próprio Treinador Pascoa, o culturista bateu os 150 quilogramas da tradicional balança disponível no clube. Mas algumas medidas, de caráter perimétrico, foram relativamente possíveis de registrar.
De acordo com o nosso levantamento, Nasser, no clube pódio de musculação, ultrapassou 1m60cm de tórax, saldou 65cm de braço e 94cm de coxa, sendo marcas consideradas raras mesmo no universo do culturismo profissional.
AS ESSÊNCIAS QUE EXISTEM EM DETERMINADOS CLUBES
Um dos inúmeros registros históricos no acervo do clube foi quando o ex-culturista profissional Flex Wheeller esteve no Brasil e, ao visitar o Nordeste, foi indagado se um culturista de alto nível teria condições de treinar satisfatoriamente naquela estrutura? sendo essa a resposta do culturista norte-americano: se no meu auge eu tivesse conhecido o clube pódio, teria sido campeão do Olympia.
A declaração do culturista norte-americano emocionou o veterano treinador Pascoa e relembrou uma forte frustração, pois Wheeler é considerado um dos três injustiçados que nunca alcançaram o topo do Olympia.
Registros do episódio mencionado anteriormente
Fonte: Extraída da Internet.
Provavelmente aquela marcante resposta estava se referindo ao forte aparato estrutural do tradicional clube, somado a inúmeras histórias de superação que evidenciam a verdadeira paixão pelo esporte.
Porém, apesar da surpreendente paixão pela causa e de ter bastante contribuído no desenvolvimento desportivo, o clube tem enfrentado, semelhantemente a muitos casos, uma forte crise. Forçando o veterano treinador Pascoa a realizar um apelo nas redes sociais.
O PROBLEMA DA COVID-19
A pandemia balançou os alicerces deste país, em especial a região mais fragilizada, ou seja, o Nordeste, que tem sofrido um verdadeiro efeito dominó.
Vale destacar que o mercado desportivo na região Nordeste sofre o reflexo dos quase 6 meses de reclusão, e que atualmente, pelas restrições dos horários, tem se potencializado um verdadeiro quadro de falência generalizada.
Tendo o intuito de manter vivas histórias tão lindas como a mencionada anteriormente, é que faço um apelo aos grandes empreendedores que nos acompanham
MENSAGEM DO DIRETOR TÉCNICO-CIENTÍFICO DA BRAFF
A PRESENTE MATÉRIA NÃO TERÁ CONCLUSÃO, POIS ACREDITO QUE AINDA NÃO ACABOU. DEUS AINDA NÃO CONCLUIU ESSA HISTÓRIA.
Link que possibilita cooperar com o clube https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-clube-podium
Thiago Batista Campos de Sousa
Faculdades Integradas de Patos (FIP)–Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F)–João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF)–Rio de Janeiro/RJ