Janeiro / 2021
1 / 1
A CATEGORIA WELLNESS: UM DOS MAIORES ORGULHOS DESPORTIVOS DO PAÍS
É fato que, em décadas passadas, no Brasil como também em outros países, determinadas organizações introduziram, nas competições do fisiculturismo, a participação de mulheres.
Em uma análise nos registros históricos, é perceptível que muitos desses eventos possuíam, pelas justificáveis limitações dos recursos, características peculiares para a época, evidenciando os corpos femininos daquela localidade.
Contudo, eventos subsequentes, que também envolveram as participações das mulheres, substancialmente contribuiriam para a popularidade do fisiculturismo como um todo
A presente matéria trata de uma das mais importantes categorias do fisiculturismo, a categoria wellness, ao mesmo tempo que destaca os benefícios decorrentes da sua criação
O DESAFIO DE ELABORAR PERFIS ANTROPOMÉTRICOS EM UM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS E CARACTERÍSTICAS DIFERENCIADAS
O Brasil não é considerado um país de etnia homogênea. De acordo com o levantamento de De Sousa et. al (2016), a boa hospitalidade brasileira possibilitou a combinação de inúmeras raças e etnias, configurando uma mulher que, independentemente da cor, possui quadris e glúteos fortes.
Ao tratar da variabilidade de biotipos existentes no Brasil, entre os inúmeros fatores, vale mencionar a contribuição genética decorrente da imigração de determinados povos (ainda assim, evidencia-se características atípicas devido a miscigenação étnica) que se estabeleceram em estratégicas regiões no país.
Somando-se a essas conjunturas, a ausência praticamente total de pesquisas substanciais que sobrepujem as inúmeras adversidades desencadeou um panorama de especulações com base na subjetividade.
AS ESSÊNCIAS DAS CARIOCAS E AS MANOBRAS DO VETERANO GUSTAVO COSTA
É inegável que, esteticamente, há décadas, as atenções do mundo se voltaram exclusivamente para as mulheres cariocas, sendo que inúmeros fatores, entre esses as paisagens paradisíacas e as condições socioeconômicas somadas a uma cultura favorável a um estilo de vida saudável, contribuíram para projetar as mulheres dessa região como representantes da beleza brasileira.
Entretanto, apesar do fisiculturismo apresentar de modo abrangente os tipos de físicos masculinos, na década de 90, as marcantes características morfológicas das mulheres cariocas ainda não tinham sido contempladas por esse esporte.
As modificações nesse cenário ocorreriam quando Gustavo Cavalcante Costa assumiria a presidência de uma importante organização que promovia o desporto competitivo em todo estado do Rio de Janeiro.
É válido frisar que o Gustavo Costa foi um atleta que competiu em relevantes torneios, presenciando de perto importantes fases do processo evolutivo do esporte nos Estados Unidos, e pela sua experiência e visão apurada, no ano de 2005, criou a categoria wellness.
Dentre os inúmeros registros históricos da passagem do veterano Gustavo Costa nos EUA, decidimos expor inicialmente nesse paper não as suas competições internacionais, mas destacar (logo abaixo) os treinamentos realizados na década de 90 nas Gold’s Gym. No registro, Costa teve como parceiro de treino Lee Labrada (um dos mais competitivos desportistas na história do Olympia).
Fonte: Extraída do acervo (disponibilizado publicamente nas redes sociais) de Gustavo Costa, o laureado da matéria.
Abaixo, com o saudoso Mestre Carlson Gracie no stand da Labrada. Vale ressaltar que também foi Gustavo Costa que trouxe para o Brasil, a LABRADA, MET-RX e EAS.
Fonte: Extraída do acervo (disponibilizado publicamente nas redes sociais) de Gustavo Costa, o laureado da matéria.
Já priorizando sua eclética influência desportiva, no registro abaixo temos Marcos Ruas, um dos pioneiros no vale tudo moderno (MMA) e o seu cinturão de Campeão do UFC 1995. É preciso destacar que Ruas ministrou, por muitos anos, aulas na academia Pergus, que posteriormente se tornaria a sede da Confederação BRAFF
Fonte: Extraída do acervo (disponibilizado publicamente nas redes sociais) de Gustavo Costa, o laureado da matéria.
Tendo a chancela de um influente no desporto e devido ao principal desígnio de introduzir no fisiculturismo as incríveis características das mulheres cariocas, a categoria wellness foi constituída por um conjunto de componentes capazes de contribuir no combate de determinados estereótipos intransponíveis para a época.
AS PECULIARIDADES DA CATEGORIA WELLNESS
A categoria wellness, além de ter sido a única divisão de uma importante organização que não foi criada nos Estados Unidos, sendo criada no Brasil, possui peculiaridades que a projetaram, em um curto período de tempo, num patamar de destaque. Dentre essas peculiaridades, pode-se destacar:
Representa para o gênero feminino, não só o equilíbrio morfológico, mas a plenitude da qualidade de vida.
Nessas quase duas décadas de existência, influenciou as boas práticas desportivas, por meio do fisiculturismo, no maior país da América Latina, conquistando posteriormente todo o globo terrestre.
Abaixo, o Mentor da Categoria premiando, a Campeã da Subdivisão Master I (35-40a) do Champion 2020, a Desportista Simara Menezes.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=F8S6DWVy5Vw
As primeiras publicações científicas, tendo interpretações dermatoglíficas com a respectiva categoria ocorreram em 2020 (DE SOUSA, 2020).
Abaixo, um dos registros da busca no banco de dados do crossref que evidencia o feito.
Fonte: Acervo Próprio
O projeto intitulado Análises Quantitativas no Fisiculturismo foi historicamente aplicado com sucesso, tendo como teste piloto as melhores competidoras da categoria wellness do Champion (o maior torneio do calendário da BRAFF).
Abaixo, um Print do paper de dezembro.
Fonte: https://brasilfisiculturismo.com.br/analises-quantitativas/
MENSAGEM DO DIRETOR TÉCNICO-CIENTÍFICO DA BRAFF
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para muitos, devido às claras contribuições, a wellness é a categoria de maior prestígio no fisiculturismo. Vale também considerar que provavelmente as peculiares características da wellness favoreceram a sua rápida ascensão. Deste modo, entendemos que os benefícios alcançados com a ascensão da referida categoria destacaram que há muito a ser explorado e aprimorado nesse esporte, porém, pelo avanço tecnológico, a disposição dos entusiastas e principalmente a ajuda de DEUS, estamos confiantes de que grandes coisas estão por vir.
REFERÊNCIAS
DE SOUSA, T.B.C.; CUNHA, L.F.B.; SILVA, M.H.; LIMA, C.B.; NASCIMENTO, M.A. Desequilíbrios fisiológicos e discriminatórios relacionados às mulheres usuárias de esteroides anabolizantes. Temas em Saúde, v. 16, n. 4, p. 83-108, 2016. Disponível em: < http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2017/01/16407.pdf >. Acessado em: 07 jan. 2021.
DE SOUSA, T.B.C. Classificação dermatoglífica de uma desportista da categoria wellness, bem como, suas condições antropométricas e somatotípicas apresentadas no período fora da temporada competitiva. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 16043-16060, 2020. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/19646/22179 >. Acessado em: 07 jan. 2021.
Thiago Batista Campos de Sousa
Faculdades Integradas de Patos (FIP)–Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F)–João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF)–Rio de Janeiro/RJ