Dezembro (2ª Matéria) / 2020
1 / 1

DESEMPENHO QUANTITATIVO NO CAMPEONATO CHAMPION 2020 (Wellness – Cód.: 001-03)

TABELA DE CORRELAÇÃO 

Pela distribuição dos dados de uma das subcategorias da wellness, subtende-se que, devido ao protótipo se encontrar na fase de testes, tanto a identificação da subdivisão tratada quanto as atletas avaliadas estão descritas por meio de códigos, frisando que cada atleta recebeu, via e-mail, 2 códigos que possibilitará a classificação correspondente com as performances quantitativas.

REQUISITOS PARA ACIONAMENTO DA PLANILHA

Devido à planilha estar automatizada, alguns campos devem ser preenchidos, proporcionando instantaneamente seu acionamento. 

A planilha será acionada quando todos os requisitos forem alcançados, sendo eles:

  1. Requer que no mínimo 7 atletas participem da análise

  1. Nas células AD25 e AD26 da pasta “Análises Quantitativas” é possível definir a class. das variáveis (A e B)

  1. Ainda na pasta “Análises Quantitativas”, a partir da célula C37 é possível inserir o nome de cada atleta. Na célula P37 consta a numeração apresentada em palco. A célula R37 traz o saldo da “variável (A)”. V37 apresenta o saldo da “variável (B)” e AB37 a definição da banca

  1. Após a definição, tanto do desfecho quantitativo quanto do qualitativo, na pasta “Certificado”, a célula AD1 direcionará à emissão do certificado

  1. Na pasta “Brasão da Organização” é possível inserir as características da entidade que promoverá o torneio, bem como a chancela da Diretoria Técnica-Científica.

  1. DANGER: Alguns componentes foram preservados, porem estão inativados.

RELAÇÕES ENTRE A PLANILHA DE ANÁLISES QUANTITATIVAS NO FISICULTURISMO (a) – PAQFa ELABORADA POR DE SOUSA (2020a) E A PLANILHA DE AVALIAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS (DE SOUSA, 2020 apud DE SOUSA, 2020b).

No mês de outubro, a matéria de De Sousa (2020 apud DE SOUSA, 2020b) disponibilizou gratuitamente uma planilha de análises antropométricas, sendo esta a que foi acionada nas intervenções do Champion 2020. 

Na respectiva planilha, a pasta “FCC5C, AMS e IP”, célula J51 = ‘FCC5C, AMS e IP’!J51 apresenta a variável (A) do percentual da gordura corporal calculado pelas tradicionais equações; na pasta “Anotações”, a célula U86 = Anotações!U86 traz o somatório dos percentuais gordos segmentares – Σ-AGS (variável B).

Abaixo a matéria publicada no site da Confederação BRAFF que disponibiliza gratuitamente a planilha antropométrica utilizada no Champion

EXPECTATIVAS

Os resultados subjetivos são influenciados por inúmeros fatores, como a beleza, simpatia, domínio de palco, formato da musculatura e a profundidade de corte, que se tornam, pelos recursos atuais, “imensuráveis”. Já as análises quantitativas, representadas pelas propostas iniciais de De Sousa (2020a), fatalmente sofrerão alterações.

Dentre estas possíveis modificações, no futuro, serão alcançados em decorrência dos avanços das pesquisas, pontos de corte que proporcionem desclassificar antes mesmo do desfecho quantitativo.

MENSAGEM DO DIRETOR TÉCNICO CIENTÍFICO

REFERÊNCIAS

DE SOUSA, T.B.C. A influência dos números num mundo subjetivo: a proposta de análises quantitativas no fisiculturismo. BRAFF, Rio de Janeiro, dez. 2020a. Disponível em: < https://brasilfisiculturismo.com.br/analises-quantitativas/ >. Acesso em: 17 dez. 2020. 

DE SOUSA, T.B.C. Razão transversal/longitudinal: uma proposta para melhor compreensão dos perímetros segmentares. BRAFF, Rio de Janeiro, nov. 2020b. Disponível em: < https://brasilfisiculturismo.com.br/razao-transversal-longitudinal/ >. Acesso em: 17 dez. 2020. 


Thiago Batista Campos de Sousa

Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Patos/PB
Diretor Técnico-Científico da Federação Paraibana de Culturismo, Musculação e Fitness (FPCM-F) – João Pessoa/PB
Diretor Técnico-Científico da Confederação Brasil Fisiculturismo e Fitness (BRAFF) – Rio de Janeiro/RJ